31 de jan. de 2015

epitonic e o mundo das músicas legais e gratuitas

Untitled | Flickr - Photo Sharing!

Hoje em dia - ou talvez já há muito tempo - com o serviço de download gratuito, conversão para mp3 e streaming de músicas pouca gente realmente compra a música, tanto nos CDs quanto no iTunes. Eu, particularmente, sou fã de CDs. Eu ainda peguei de uma época (tenho 17 anos) em que comprar um CD era a forma mais fácil de ter a música com você, no carro, etc. Sendo assim, gosto muito dos CDs mas nem sempre - ou quase nunca - tenho a grana que eles exigem. Outro amor meu também são os LPs (mas isso talvez seja assunto para abordarmos em outro post). 

Nesse mundo de música gratuita a maioria das faixas que todo mundo tem no celular é ilegal. Como uma alternativa ao mercado ilegal de música e mesmo assim dando uma ajuda para nós, amantes de música, gastarmos menos, surge sites como o Epitonic. Tal site oferece música gratuita e legal. Isso quer dizer que o site possui permissão de artistas e bandas para que sua música seja disponibilizada. 

O site nasceu em 1999, como um dos primeiros desse estilo. Devido à dificuldades financeiras, o site fechou em 2004, mas veio à tona novamente em 2010. O site é legal, e tem disponibilizado músicas trabalhando diretamente com inúmeros astistas. 

É claro que você não vai achar qualquer coisa por lá. Artistas de pop, ainda mais os famosos, é quase impossível. Bandas de rock do período mais clássico não são tãão fáceis de achar. Os artistas e bandas indies/alternativos são mais fáceis, ainda mais aqueles que não possuem muita visibilidade ainda. Os remixes aparecem bastante, então para quem gosta, é uma dica. O fato é que, se você gosta de baixar álbuns completos, o site não é para você. Mas se você gosta de faixas aleatórias e não está à procura de nada específico mas sim conhecer coisas que você ainda desconhece, o site é para você. 

Na aba Categories > Artists, os artistas e bandas estão distribuídos por inicial do nome, é só clicar no nome para ver quais músicas estão disponibilizadas. Geralmente, nada mais que seis. Acabei conhecendo bandas legais no site, como The Black Angels e The New Pornographers. Também baixei bandas que gosto muito como Alabama Shakes e Death Cab For Cutie. Além disso alguns feras também tem disponibilizadas uma ou outra faixa, como B.B. King e Bob Dylan. Ou seja, é legal garimpar pelo site com tempo. 

Outras bandas legais encontradas por lá foram The Strokes, Jack White, The White Stripes, Fleet Foxes, Florence and The Machine, The Drums, etc. 

Acho que de vez em quando é bom dar uma chance para sites como o Epitonic e também ficar esperto quando um artista que você admira lançar na internet algumas faixas para download, como já aconteceu com o Pixies, por exemplo. Bandas que estão começando sempre disponibilizam música, até mesmo o álbum todo, ainda mais as brasileiras. Só entrar no site/facebook da banda e conferir. Sei que essa dica é meio inválida para quem já faz downloads, mas o Epitonic possui uma gama de bandas que talvez você não conheça, sendo assim uma forma de conhecer novos sons e novos trabalhos. 

Giovanna

Nenhum comentário:

Postar um comentário