18 de dez. de 2014

Rory Gilmore Book Challenge #1

Quem lia meu antigo blog sabe que eu comentei há pouco tempo que havia começado o Rory Gilmore Book Challenge, ou Desafio Literário da Rory Gilmore. Para quem não leu no meu antigo blog, eu vou colar aqui no post minha explicação sobre o desafio e também sobre o seriado o qual Rory é personagem, Gilmore Girls. Então, lá vai:

the gilmore girls | via Tumblr

Para quem não sabe, a Rory Gilmore é uma das protagonistas do seriado Gilmore Girls, que teve seu fim em 2007, depois de sete maravilhosas, divertidas e inteligentes temporadas. Vai aqui um "parênteses" para quem não conhece o seriado: ele basicamente conta a história da Lorelai Gilmore (32 anos) e da Rory Gilmore (16 anos) que são mãe e filha! A Lorelai teve a Rory com apenas 16 anos e as duas tem um relacionamento de melhores amigas! O seriado é cheeeio de diálogos super hilários e inteligentes, esses por sua vez são cheios de referência culturas, como filmes, música e livros.
Bem, quem já está familiarizado com a trama sabe que a Rory é uma bookaholic! Ele realmente come os livros, que aliás, são todos ótimos e em sua maioria, clássicos da literatura. Daí surgiu a ideia desse desafio literário: ler o maior número possível de livros que a Rory leu nas sete temporadas! A primeira vez que ouvi falar sobre o desafio foi no canal da Tatiana Feltrin (link). Para  participar do desafio irei seguir uma das várias listas com mais de 300 livros disponibilizadas na internet. Cada lista pode variar em alguns títulos, mas eu vou usar a que eu mais gostei (link). Existem ainda muitas outras listas, algumas até por temporada, como a feita pela Amanda, do Hey Hey Books (link). Ah, a lista da Amanda não contém só livros os quais a Rory leu, mas livros que aparecem no seriado ou que foram lidos por personagens do programa.
Como estou começando a fazer o desafio eu queria saber se vocês preferem que eu comente sobre meu "progresso" por meio de posts escritos ou talvez vídeos. Já possuo alguns livros do desafio, outros sempre tive vontade de ler, então acho que esse desafio vai funcionar como um empurrão. Por fim, recomento muitíssimo o seriado, é o meu favorito e o mais fofo que já vi. Também recomendo que deem uma olhada nas listas, talvez vocês gostem e comecem a acompanhar o desafio também! Vale lembrar que ninguém tem que ler - ou vai ler -  300, 400 ou 500 livros em um ano, né. O desafio é bem sugestivo, você lê os que tem vontade ou curiosidade e sem pressa nenhuma de acabar! 

Bom, agora que tudo já está eplicado, vamos para o meu primeiro update do desafio. Vou mostrar os livros que já li e os que pretendo ler seguindo a lista que eu expliquei que utilizaria. As resenhas dos livros que li não estão no blog, mas logo estarão, falem nos comentários as resenhas que vocês prefiram que eu faça primeiro!


Como estava tendo aulas, não tive tempo de ler muitos livros quando comecei, mas estou com alguns para ler agora em Dezembro e em Janeiro. No momento, estou lendo Walden e também Por Quem Os Sinos Dobram, mas este último não está na lista de livros da Rory, porém o Hemingway é citado diversas vezes no seriado então resolvi tentar lê-lo também. 

1984 foi provavelmente a melhor leitura do ano, o livro do George Orwell é incrível e é provavelmente o primeiro desses que resenharei. As Vantagens de Ser Invisível é um livro que já ganhou resenha no meu blog antigo, mas não amei o livro tanto quanto amei o filme e essa é a primeira vez que isso me acontece. Laranja Mecânica é mais um livro para a lista de distopias incríveis e o ponto principal - que torna o livro tão genial - é realmente o vocabulário criado Anthony Burgess. O Grande Gatsby também já ganhou resenha no meu outro blog e se vocês quiserem posso repostá-la por aqui pois amei o livro e a forma como o Scott Fitzgerald te envolve na narrativa. On The Road foi resenhado essa semana mesmo aqui no blog e a forma de narrativa do Jack Kerouac ao criar toda uma atmosfera beat no livro me conquistou muito. Orgulho e Preconceito, principal livro da Jane Austen, também me surpreendeu, o romance se desenrrola de uma forma muito boa e gostei muito da personagem principal. 

As resenhas desses livros virão em breve, assim como de outros livros que li. O que vocês estão achando do desafio? Alguém também está fazendo? Beijos,
Giovanna

Nenhum comentário:

Postar um comentário